terça-feira, 17 de março de 2009

AS TEORIAS DE PIAGET PARA EDUCAÇÃO.


A educação na visão Piagetiana: com base nesses pressupostos, a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório- motor até o operatório abstrato.
A escola deve partir ( ver: Piaget na Escola de Educação Infantil) dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.
Para construir esse conhecimento, as concepções infantis combinam-se às informações advindas do meio, na medida em que o conhecimento não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente pela criança, nem transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos, mas, como resultado de uma interação, na qual o sujeito é sempre um elemento ativo, que procura ativamente compreender o mundo que o cerca, e que busca resolver as interrogações que esse mundo provoca.
É aquele que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e que constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele por um ato de bondade.
Vamos esclarecer um pouco mais para você: quando se fala em sujeito ativo, não estamos falando de alguém que faz muitas coisas, nem ao menos de alguém que tem uma atividade observável.
O sujeito ativo de que falamos é aquele que compara, exclui, ordena, categoriza, classifica, reformula, comprova, formula hipóteses, etc... em uma ação interiorizada (pensamento) ou em ação efetiva (segundo seu grau de desenvolvimento). Alguém que esteja realizando algo materialmente, porém seguindo um modelo dado por outro, para ser copiado, não é habitualmente um sujeito intelectualmente ativo.

Principais objetivos da educação: formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.

Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino, mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos.
Desse modo, suas pesquisas recebem diversas interpretações que se concretizam em propostas didáticas também diversas.

Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem
Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno.

Os conteúdos não são concebidos como fins em si mesmos, mas como instrumentos que servem ao desenvolvimento evolutivo natural.

primazia de um método que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invés de receber passivamente através do professor.

A aprendizagem é um processo construído internamente.

A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.

Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

A interação social favorece a aprendizagem.

As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento.

Piaget não aponta respostas sobre o que e como ensinar, mas permite compreender como a criança e o adolescente aprendem, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações de crianças e adolescentes. Desta maneira, oferece ao professor uma atitude de respeito às condições intelectuais do aluno e um modo de interpretar suas condutas verbais e não verbais para poder trabalhar melhor com elas.

29 comentários:

  1. Gostei muito do artigo,nos traz uma visão bastante ampla das atribuições que trouxe Piajet para a educação.

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  2. UM... ADOREI SEU COMENTÁRIO!! VIU?! ELLEUSA!! BEIJOS!!

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  3. Valeu,pelo seu comentário,me ajudou muito em meu trabalho academico, que estou fazendo,sobre a visão do sujuito na educação.de Erasmo de Rotterdam.trazendo assim a visão educacional do século XV e XVI,para a contemporaneidade.

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  4. CÍCERA -PEDAGOGIA
    GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO ,POIS ESTAVA PRECISANDO DE ALGO BEM SIMPLIFICADO DE PIAGET. OBRIGADA!!! VALEU!!!

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  5. Lijane

    O artigo é muito bom, mostra com clareza as contribuições de Piaget no que se refere a educação. Valeu!!!

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  6. Acredito que, se a sociedade brasileira (e outras pelo mundo afora)aplicassem a Teoria de Piaget nas Universidades de Pedagogia, haveria menos violencia e falta de atenção nas classes , começando pelo Jardim da Infância ate' o Nivel Universitario !!!

    Haja vista , tanta incompetência nos professores atuais....
    Zelia

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. EU NÃO ACHO OS PROFESSORES INCOMPETENTE NÃO, O QUE ESTÁ FALTANDO HOJE, É UMA EDUCAÇÃO QUE JÁ VEM DE BERÇO. HOJE AS FAMILIA EM GERAL NÃO ESTÃO PREPARADA PARA EDUCAR SEUS FILHOS, AI DEIXA PARA OS PROFESSORES RESOLVER, PAPEL QUE SÃO DOS PAIS.

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Adorei o método de ensino da teoria piagetiana, se todos os educadores adotassem esse método, com certeza teríamos nas escolas, menos violencias e mais pessoas preparadas para um futuro melhor. valeuuuuu Piaget! academica leidinha da faculdade ISEFECHR Quatipuru pará.

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  9. Belíssimo comentário,me ajudou muito, pois estou estudando sobre as categorias de Piaget para fazer uma prova, obrigada... valeu!!!

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  10. Profª Isis serve para o meu trabalho sobre Piaget e a sua visão na Educação Infantil. Parabéns!

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  11. muito bom... mais precisa de referencial

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  12. Este teor é realmente importante como trabalhar na Educação Infantil,na visão de PIAGET, deveriam expor a referências, e a fala de outro autores sobre....

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  13. Eu acho que, como pedagoga ou professora, todas devemos saber que precisamos referenciar nossa fala. o texto está bom, mas encontrei em outro site exatamente o mesmo texto, sem referencia também, alguém copiou de alguém, sem se prestar em citar o autor!

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  14. Bom, o artigo é ótimo, mas se faz de extrema importância que haja um maior aprofundamento nessa teoria que é tão grandiosa! Tendo em vista os comentários sobre os professores e a educação dos dias atuais penso que não só são mal preparados como, também, desinteressados.
    Nós brasileiros temos o péssimo hábito de recorrer a informações (essas superficiais) deixando de lado a busca pela construção do verdadeiro conhecimento que ocorre através de muito estudo e dedicação.

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  15. é um ótimo esclarecimento para quem tem dúvidas entre o construtivismo e o ensino tradicional,principalmente quando comenta que Piaget não ensina como "ser professor", e sim ter noção valiosa de saber valorizar a espontaneidade do aluno para aprender com seus próprios esforços e intermediação do professor...

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  17. boa noite Rosilene,eu poderia compartilhar esta postagem no meu blog ?

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  19. Texto muito esclarecedor sobre a teoria Piajetiana, que é de grande relevância para a educação infantil, acredito que hoje piajet faria uma reavaliação no fronteiriço de suas etapas no que se refere as idades de desenvolvimento cognitivo das crianças de hoje, pois as crianças de hoje já vem com aplicativos instalados em suas memórias bem mais atualizados, e não vem como folha de papel em branco como diz outro pscologo.

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  20. Como fico feliz de poder ler tão sábias palavras!!! Isso só nos acrescenta tanto saber.
    Amei!!!

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  21. Rosilene, parabéns, é um trablaho muito interessante. Percebi que você não fez mais nenhum cometário. POr favor não pare, é uma área muito importante. Farei referências em minha página do Facebook (Via illumina)

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  22. Rosilene como posso citar seu artigo em um trabalho?

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  23. cara esse filosofo e pensador é demais, foi muito ultil essas informações para meu trabalho de pedagogia...

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  24. cara esse filosofo e pensador é demais, foi muito ultil essas informações para meu trabalho de pedagogia...

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  25. cara esse filosofo e pensador é demais, foi muito util essas informações para meu trabalho de pedagogia...

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  26. Muito bom!
    Acho que Piaget tem muito em comum com o processo do desenvolvimento infantil em relação a ensino.

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  27. gostaria de saber a referência bibliográfica desse assunto, de qual livro foi tirado.

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