terça-feira, 17 de março de 2009

AS TEORIAS DE PIAGET PARA EDUCAÇÃO.


A educação na visão Piagetiana: com base nesses pressupostos, a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório- motor até o operatório abstrato.
A escola deve partir ( ver: Piaget na Escola de Educação Infantil) dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.
Para construir esse conhecimento, as concepções infantis combinam-se às informações advindas do meio, na medida em que o conhecimento não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente pela criança, nem transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos, mas, como resultado de uma interação, na qual o sujeito é sempre um elemento ativo, que procura ativamente compreender o mundo que o cerca, e que busca resolver as interrogações que esse mundo provoca.
É aquele que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e que constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele por um ato de bondade.
Vamos esclarecer um pouco mais para você: quando se fala em sujeito ativo, não estamos falando de alguém que faz muitas coisas, nem ao menos de alguém que tem uma atividade observável.
O sujeito ativo de que falamos é aquele que compara, exclui, ordena, categoriza, classifica, reformula, comprova, formula hipóteses, etc... em uma ação interiorizada (pensamento) ou em ação efetiva (segundo seu grau de desenvolvimento). Alguém que esteja realizando algo materialmente, porém seguindo um modelo dado por outro, para ser copiado, não é habitualmente um sujeito intelectualmente ativo.

Principais objetivos da educação: formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.

Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino, mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos.
Desse modo, suas pesquisas recebem diversas interpretações que se concretizam em propostas didáticas também diversas.

Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem
Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno.

Os conteúdos não são concebidos como fins em si mesmos, mas como instrumentos que servem ao desenvolvimento evolutivo natural.

primazia de um método que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invés de receber passivamente através do professor.

A aprendizagem é um processo construído internamente.

A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.

Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

A interação social favorece a aprendizagem.

As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento.

Piaget não aponta respostas sobre o que e como ensinar, mas permite compreender como a criança e o adolescente aprendem, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações de crianças e adolescentes. Desta maneira, oferece ao professor uma atitude de respeito às condições intelectuais do aluno e um modo de interpretar suas condutas verbais e não verbais para poder trabalhar melhor com elas.

30 comentários:

  1. Gostei muito do artigo,nos traz uma visão bastante ampla das atribuições que trouxe Piajet para a educação.

    ResponderExcluir
  2. UM... ADOREI SEU COMENTÁRIO!! VIU?! ELLEUSA!! BEIJOS!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu,pelo seu comentário,me ajudou muito em meu trabalho academico, que estou fazendo,sobre a visão do sujuito na educação.de Erasmo de Rotterdam.trazendo assim a visão educacional do século XV e XVI,para a contemporaneidade.

    ResponderExcluir
  4. CÍCERA -PEDAGOGIA
    GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO ,POIS ESTAVA PRECISANDO DE ALGO BEM SIMPLIFICADO DE PIAGET. OBRIGADA!!! VALEU!!!

    ResponderExcluir
  5. Lijane

    O artigo é muito bom, mostra com clareza as contribuições de Piaget no que se refere a educação. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que, se a sociedade brasileira (e outras pelo mundo afora)aplicassem a Teoria de Piaget nas Universidades de Pedagogia, haveria menos violencia e falta de atenção nas classes , começando pelo Jardim da Infância ate' o Nivel Universitario !!!

    Haja vista , tanta incompetência nos professores atuais....
    Zelia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. EU NÃO ACHO OS PROFESSORES INCOMPETENTE NÃO, O QUE ESTÁ FALTANDO HOJE, É UMA EDUCAÇÃO QUE JÁ VEM DE BERÇO. HOJE AS FAMILIA EM GERAL NÃO ESTÃO PREPARADA PARA EDUCAR SEUS FILHOS, AI DEIXA PARA OS PROFESSORES RESOLVER, PAPEL QUE SÃO DOS PAIS.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o método de ensino da teoria piagetiana, se todos os educadores adotassem esse método, com certeza teríamos nas escolas, menos violencias e mais pessoas preparadas para um futuro melhor. valeuuuuu Piaget! academica leidinha da faculdade ISEFECHR Quatipuru pará.

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo comentário,me ajudou muito, pois estou estudando sobre as categorias de Piaget para fazer uma prova, obrigada... valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. Profª Isis serve para o meu trabalho sobre Piaget e a sua visão na Educação Infantil. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. muito bom... mais precisa de referencial

    ResponderExcluir
  12. Este teor é realmente importante como trabalhar na Educação Infantil,na visão de PIAGET, deveriam expor a referências, e a fala de outro autores sobre....

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que, como pedagoga ou professora, todas devemos saber que precisamos referenciar nossa fala. o texto está bom, mas encontrei em outro site exatamente o mesmo texto, sem referencia também, alguém copiou de alguém, sem se prestar em citar o autor!

    ResponderExcluir
  14. Bom, o artigo é ótimo, mas se faz de extrema importância que haja um maior aprofundamento nessa teoria que é tão grandiosa! Tendo em vista os comentários sobre os professores e a educação dos dias atuais penso que não só são mal preparados como, também, desinteressados.
    Nós brasileiros temos o péssimo hábito de recorrer a informações (essas superficiais) deixando de lado a busca pela construção do verdadeiro conhecimento que ocorre através de muito estudo e dedicação.

    ResponderExcluir
  15. é um ótimo esclarecimento para quem tem dúvidas entre o construtivismo e o ensino tradicional,principalmente quando comenta que Piaget não ensina como "ser professor", e sim ter noção valiosa de saber valorizar a espontaneidade do aluno para aprender com seus próprios esforços e intermediação do professor...

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. boa noite Rosilene,eu poderia compartilhar esta postagem no meu blog ?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Texto muito esclarecedor sobre a teoria Piajetiana, que é de grande relevância para a educação infantil, acredito que hoje piajet faria uma reavaliação no fronteiriço de suas etapas no que se refere as idades de desenvolvimento cognitivo das crianças de hoje, pois as crianças de hoje já vem com aplicativos instalados em suas memórias bem mais atualizados, e não vem como folha de papel em branco como diz outro pscologo.

    ResponderExcluir
  20. Como fico feliz de poder ler tão sábias palavras!!! Isso só nos acrescenta tanto saber.
    Amei!!!

    ResponderExcluir
  21. Rosilene, parabéns, é um trablaho muito interessante. Percebi que você não fez mais nenhum cometário. POr favor não pare, é uma área muito importante. Farei referências em minha página do Facebook (Via illumina)

    ResponderExcluir
  22. Rosilene como posso citar seu artigo em um trabalho?

    ResponderExcluir
  23. cara esse filosofo e pensador é demais, foi muito ultil essas informações para meu trabalho de pedagogia...

    ResponderExcluir
  24. cara esse filosofo e pensador é demais, foi muito ultil essas informações para meu trabalho de pedagogia...

    ResponderExcluir
  25. cara esse filosofo e pensador é demais, foi muito util essas informações para meu trabalho de pedagogia...

    ResponderExcluir
  26. Muito bom!
    Acho que Piaget tem muito em comum com o processo do desenvolvimento infantil em relação a ensino.

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma proposta inovadora para fidelizar seus alunos e gerar matrículas para a escola.
    A ideia é que produzam um livro exclusivo retratando a história da própria família, reunindo textos e imagens.
    Assim vão exercitar a redação num contexto diferente do habitual, inclusive em outro idioma, além da criatividade, foco, organização etc. desenvolvendo uma atividade que vai resgatar a própria raiz, que certamente desconheciam ou pouco valorizavam com todos seus detalhes.
    Essa ação vai propiciar autoconhecimento, orgulho pelo seu histórico e até melhoria da autoestima, entre outros benefícios, que influenciarão positivamente na sua formação.
    E ainda poderão ser inseridos temas dessas trajetórias em sala de aula para serem compartilhados com os demais, reunindo fotos, documentos, depoimentos de familiares etc., entre outras possibilidades que poderei detalhar no momento oportuno, para exercitar também a conversação.
    O projeto poderá ter duração a ser definida, contribuindo para fidelização dos alunos e geração de novas matrículas, pois será diferencial “fora da curva”e eficiente de marketing institucional.
    Vale ressaltar que a elaboração de livro biográfico é tarefa complexa, exigindo experiência, metodologia e monitoramento técnico para ser bem conduzida. São várias etapas a serem cumpridas, desde o planejamento até a finalização do projeto.
    Eu me proponho a ser o gestor dessa atividade, pois sou escritor com 37 anos de atuação retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas que poderá ser melhor conhecida em http://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    O meu objetivo é desenvolver esse trabalho com exclusividade numa única escola por cidade, sendo remunerado por valor bem acessível que poderemos definir em conjunto. Assim vamos concentrar os esforços para potencializar os resultados da melhor forma.
    Estou à disposição para mais esclarecimentos.
    Abraços, obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    Rua Elvino Silva, 285
    Vila Brandina - Campinas / SP
    E-mail: diretoria@vidaescrita.com.br
    Tel.: (19) 99217-7849
    www.vidaescrita.com.br

    ResponderExcluir
  28. gostaria de saber a referência bibliográfica desse assunto, de qual livro foi tirado.

    ResponderExcluir